Conquistar a confiança das pessoas é o que você precisa para ter uma marca de sucesso. Para mapear melhor os resultados, eu criei os meus próprios Indicadores de Confiança (IDCs) e é exatamente isso o que vou compartilhar neste artigo para te ajudar nesta missão.

Dessa maneira, é possível avaliar as suas ações nas redes sociais, definir estratégias de conteúdo e relacionamento e, então, saber se está indo no caminho certo.

Vamos nessa?

O que são os Indicadores de Confiança?

Eles são a sua bússola! São as melhores métricas que te ajudam a saber se está criando conteúdo relevante e conquistando a confiança das pessoas, e que naturalmente auxiliam você a desenvolver autoconfiança.

Os indicadores de confiança (IDCs) são bem particulares. Nenhuma mídia social, software e o mercado, em geral, podem criá-los para você.

Eles são diferentes das principais métricas básicas das mídias sociais:

. Visualizações

. Likes

. Comentários

Esses números são importantes e devem ser acompanhados, mas não se apoie na quantidade, mas sim na qualidade deles.

Afinal, o que vale mais para você? Um post bombado de milhares de visualizações ou uma publicação com poucos views, mas com engajamento rico, repleto de comentários contributivos e totalmente alinhados com o seu posicionamento de marca?

Eu tenho algumas publicações com baixa visualização e poucos likes, mas que representaram excelentes resultados, inclusive de conversões de vendas dos meus cursos e programas de mentoria, por exemplo.

Ainda pode ter o seguinte cenário: perfis com visibilidade altíssima, mas com reputação baixíssima. Ou seja, ter grande visibilidade e engajamento não é sinônimo de reputação positiva.

Já parou para pensar nisso? A visibilidade pode ser super negativa. Essa eu não quero de jeito nenhum e desejo que você também fuja desse tipo.

Ou seja, os IDCs são as SUAS métricas de sucesso, aquelas que simbolizam o que é sucesso para você e não para o vizinho. Até porque você sabe muito bem que sucesso é relativo. Para uns, sucesso é ser uma pessoa muita famosa. Para outros é ter paz, tranquilidade no dia a dia e ter seu trabalho reconhecido mesmo que seja por menos gente.

Vale destacar que não tem certo e errado. O mais importante é você saber o caminho que deseja trilhar, batalhar com honestidade e se divertir na jornada.

A importância dos indicadores de confiança

São eles que mostram se você está ou não alcançando os seus objetivos e metas. Eles revelam se o que você está fazendo traz os resultados esperados.

Os IDCs são uma forma simples e personalizada de compreender melhor os momentos da sua marca, do seu marketing e da sua jornada profissional.

Eles respondem quando suas ações estão sendo efetivas, se é a hora de subir mais um nível com seus projetos ou se chegou o momento de mudar de rumo.

Todos esses aspectos são importantes.

Em síntese, esses são os seus indicadores de sucesso, que funcionam como um mapa ou um termômetro para te ajudar a entender como o público recebe e percebe o seu conteúdo e as suas atitudes online. Assim, você passa a estruturar melhor as suas ações de marketing pessoal, a acertar mais o alvo e mensurar os resultados.

O sucesso é uma consequência e não um objetivo. (Gustave Flaubert)

Como saber quais são os seus Indicadores de Confiança

Na verdade, você os cria! É algo muito pessoal e personalizado.

Criar seus próprios IDCs é a melhor maneira de você saber se sua marca está atraindo o público certo, conquistando a confiança das pessoas e também desenvolvendo a autoconfiança.

Você pode criar e descrever os indicadores de confiança anualmente ou de acordo com a sua agenda e estratégia de crescimento profissional.

Veja os tópicos que eu levo em consideração para criar os meus IDCs:

  • Meu propósito
  • Minhas personas
  • Meu diferencial competitivo
  • Meus temas-chave de conteúdo
  • Meus objetivos e metas
  • Meu estilo de vida
  • Meu momento profissional.

São bons indicadores aqueles que estão alinhados exatamente com o que é importante para você.

Como escrever os Indicadores de Confiança

Para facilitar ainda mais, compartilho um quadro com seis exemplos que utilizo como guia na minha marca pessoal. Eu tenho um arquivo de ppt com esses índices mais bem detalhados e muito mais específicos, mas aqui eu disponibilizo de forma ampla para que você se inspire e crie os seus.

exemplos de IDCs marca pessoal Laíze Damasceno

Percebe que nenhuma tecnologia e inteligência de mídia social vai nos dar isso tudo de maneira automática?

Sou eu quem tenho que ficar atenta, desenvolver constantemente a sensibilidade e registrar todos os movimentos. No meu dia a dia, essa é uma ótima técnica.

Lembre-se que os indicadores de confiança são informações personalizadas e que devem estar sempre na sua mente para que você consiga identificar com facilidade a sua evolução.

Lembre-se também que eles são a consequência do bom trabalho que você faz e que para ter sucesso saudável é necessário, inclusive, buscar autoconhecimento.

Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos. (Friedrich Nietzsche)

Bora criar seus IDCs e andar rumo ao seu sucesso!

 

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. Sou Laíze Damasceno, especialista em conteúdo digital, criadora do Marketing de Gentileza, ajudo empresas e empreendedores a conquistarem o reconhecimento e a confiança do público por meio de estratégias de conteúdo digital humanizado.

Linkedin Top Voices. Fui eleita pelo próprio Linkedin uma das brasileiras que mais se destacaram nessa mídia social.

. Seja Referência por meio de conteúdo digital. Conheça meu curso online!

. Implemente o Marketing de Gentileza e conquiste admiradores fieis para a sua marca.

. Sou autora do livro Marketing de Gentileza: Manual da Gentileza Virtual para tocar o coração dos seus clientes, publicado em 2015 pela editora Brasport.

. Sou autora dos ebooks gratuitos: Conteúdo HumanizadoTítulos Encantadores e Honestos e Como produzir conteúdos criativos a partir de experiências do dia a dia

. Conheça a minha mentoria de Produção de Conteúdo Digital. Eu ensino as técnicas e estratégias que me levaram a ser Linkedin TOP VOICE e te oriento de ponta a ponta a lançar um projeto de conteúdo digital.

. Acredito que Marketing não é apenas sobre marcas, produtos, serviços ou eventos. É sobre relações humanas. E que criar conteúdo é a melhor forma de deixar o seu legado no mundo.

Minha apresentação comercial: Laíze Damasceno | Conteúdo que Gera Confiança

Meu site: laizedamasceno.com.br

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